Histórico da Unidade Escolar
A Escola Básica Municipal Edith Willecke é originária do Pré Escolar Branca de Neve, Criado pela lei municipal 172/92, tendo inaugurada a sede em 27 de setembro de 1996. A escola tem esse nome em homenagem à senhora Edith Willecke, nascida no dia 16/10/1910 na cidade de Blumenau e falecida em 04/02/1994. Foi casada com Herbert Willecke com o qual teve 4 filhos: Ruy Eduardo Willecke, Ralf Egon Willecke, Romeo Ernesto Willecke e Ruth Edith Willecke. Através de contatos com o prefeito municipal de Bombinhas, Manoel MarcÃlio dos Santos (gestão 1993-1996), os filhos de Dona Edith Willecke doaram o terreno com uma área total de 1.310,28 m², frente, ao norte com Avenida do Travessão com 24, 35 metros lineares, fundos ao sul com 26,60 metros lineares, e a oeste com 53,00 metros, assim na Rua Tucaneira, bairro de Canto Grande, para a construção de uma escola. Com o passar do tempo foram sendo implantadas séries do Ensino Fundamental, sem os devidos procedimentos legais, por parte dos administradores da Escola e da Secretaria Municipal de Educação.
1. Objetivo Geral
Formar cidadãos com competências, habilidades e conhecimentos capazes de exercer plenamente sua cidadania.
2. Filosofia da Unidade Escolar
A Escola Básica Municipal Edith Willecke tem como princÃpio filosófico: educar conscientizando, buscando a comunidade escolar a fim de desenvolver o “senso crÃtico”, dentro de uma abordagem dialética, para o pleno desenvolvimento das potencialidades de cada ser humano, compreendendo o mundo real, seu contexto social, numa conduta de liberdade, desenvolvendo a cidadania com equilÃbrio e responsabilidade.
3. Concepção de Ser Humano
O homem é um ser único em sua especialidade por sua capacidade de refletir, de fazer sua própria história, fundamental em sua cultura, seus sentimentos, vontades, desejos e sonhos. Um ser social interage em seu meio e com os outros seres. Transforma constantemente sua trajetória de vida, em função de mudanças internas e externas. Nesse contexto, a EBM Edith Willecke contribui positivamente neste processo.
4. Concepção de Mundo
À escola cabe desafiar o aluno a conhecer, compreender e atuar no mundo, na sua diversidade e complexidade, o que implica organizar um currÃculo que atenda as diferentes manifestações culturais, religiosas, polÃticas, não considerando uma única verdade, tendo como princÃpio o respeito à s diversidades e ao pluralismo sociocultural e econômico da sociedade.